Música na Feira Orgânica de Teresópolis


Compartilhe:


Música na feira – O projeto “Música na Feira Orgânica de Teresópolis” é uma parceria entre músicos e a Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT), que oferece um espaço cultural e de conscientização ambiental para os moradores e visitantes de Teresópolis.

É o único projeto semanal e gratuito de música da cidade e realiza aproximadamente oito apresentações por mês no palco da Feira Orgânica.

Música na feira AAT

Músicos na Feira da AAT

A Feira Orgânica é um espaço de venda dos produtores orgânicos certificados da Região Serrana do Rio de Janeiro, administrada pela Associação Agroecológica de Teresópolis (AAT) desde 2005.

A música sempre foi muito valorizada na feira. Desde o princípio os agricultores traziam os seus instrumentos espontaneamente, e os músicos da cidade, interessados pelo espaço de reunião, juntavam-se a esta troca musical. Elo entre diversas realidades, a música foi enriquecida graças à heterogeneidade desses encontros, nos quais já se podia escutar choro, forró e pífano nordestino, entre outros.

O Projeto

A AAT foi contemplada em 2012 pelo edital “Fortalecimento da Agroecologia” do HSBC. Esse recurso permitiu a construção do palco atual da feira, assim como a contratação e apresentação de vários grupos musicais.

Nessa mesma época a feira também tinha um ponto de venda dentro da unidade do SESC, onde em 2013 foi realizado o projeto “AgroCultura”, possibilitando manifestações musicais envolvendo artistas renomados como Marcelo Bernardes, Kiko Horta, Paulo Sá, Julia Vargas, Mestre Siqueira, Mariana
Bernardes, Antônio Guerra entre outros. Tais apoios financeiros e artísticos, assim como o aplauso dos ouvintes, demonstraram a importância da expressão musical no contexto da feira.

Desde o começo de 2015 este projeto ocorre semanalmente na sede da AAT sendo encarado como uma responsabilidade socio-cultural, com caráter democrático e multicultural; favorecendo as expressões artísticas e possibilitando um diálogo intimo entre o meio urbano e rural. Além de um local de socialização, atualmente a feira também é um ponto de encontro dos músicos da cidade e de outras localidades.

Já participaram do “Música na Feira Orgânica de Teresópolis” conjuntos e músicos como Socorro Lira, João Fernando (Casuarina), Mariana Bernardes, Quintal do Céu, Moças, Dudu Godoi, Alcir Passos, Ruda Brauns (Quinteto Sucupira), Patricia Quinteiro, Luiz Potter, Miguel Beserra, João Gaborges, PC Desi, Seu Timbira, Xando Pernambuco, Emma Dickson entre muitos outros.

Deste modo o “Música na Feira Orgânica de Teresópolis” se tornou uma importante referência cultural da região.

Música para todos

O projeto mantém um espaço cultural gratuito em uma cidade com pouquíssimos palcos. Deste modo democratiza o acesso à cultura pois se realiza em um espaço público de fácil acesso para a população de Teresópolis e para os muitos visitantes de outros municípios.

O “Musica na Feira Orgânica de Teresópolis” fortalece a feira, atraindo público e fazendo com que este encontre além de boa musica um ambiente de trocas sobre alimentação, saúde e meio ambiente.

O projeto tem como um de seus focos a valorização da cultura popular tendo em vista que este é um aspecto importantíssimo para o desenvolvimento local.

Neste sentido, o projeto contribui para o reconhecimento dos músicos da região, como os tocadores de viola e sanfoneiros, que trazem suas histórias, suas tradições e a musica de raiz. Todos os sábados e quartas se pode ouvir choro, coco, forró, MPB, samba, cantigas infantis e outros, sendo criado um ambiente lúdico para todas as idades.

Música na Feira AAT

Musicos durante apresentação na Feira da AAT

Os objetivos do Música na Feira

A ideia é fortalecer a produção sustentável de alimentos e a preservação do meio-ambiente através do apoio ao trabalho da feira, proporcionando um ambiente de bem estar com música gratuita e ao vivo. Contribuir com a cena cultural de Teresopolis, valorizando a expressão musical de todos e enfatizando a musica brasileira de qualidade.

Nossos Músicos

Dois músicos profissionais trabalham na realização do projeto. São responsáveis pela música durante a feira, pela organização do espaço e por receber e acompanhar as participações especiais.

Música na Feira AATMIGUEL GARCIA
Multi-instrumentista de cordas especializado no violão. Mestre em Música pelo Programa de Pós-
graduação Profissional em Música-PROMUS da EM-UFRJ, com a dissertação “DEZ PEÇAS PARA VIOLÃO E BANDOLIM: Gravação de CD com Caderno de Partituras”.

Estudou violão com Maurício Carrilho, João Lyra, Gabriel Improta, Bilinho Teixeira, Henrique Lissovsky e Ricardo Filipo. Teve aulas de cavaquinho com Jayme Vignoli, João Callado,Ignez Perdigão e Luciana Rabello. Fez parte do conjunto de samba Sereno da Madrugada por oito anos, apresentando-se, em 2009, com este grupo na França, Suíça e Portugal. Lançou com o Sereno da Madrugada o CD “Modificado” pela gravadora Biscoito Fino em 2010, com quatro músicas de sua autoria. Integrou por três anos a Oficina de Música Universal de Itiberê Zwarg e em 2013 participou do CD deste projeto, “Que Nem o Mundo”. Já dividiu o palco com nomes relevantes da música popular brasileira como: Moraes Moreira, Teresa Cristina, Wilson Moreira, Monarco, Nelson Sargento, Jongo da Serrinha, Nicolas Krassic, Carlos Malta e Pedro Luís.

 

 

Música na Feira AATMARCOS ANDRÉ MARTINS
Violonista, compositor e cantor, Marcos Martins estudou Harmonia e Improvisação na Escola RIO-MÚSICA (RJ), onde exerceu o cargo de professor substituto na cadeira de percepção musical (sob a direção do mestre Sérgio Benevenuto). Aprimorou seus conhecimentos com o violonista Léo Soares, na Pró-Arte, RJ, e com o virtuoso Nonato Luís (CE). Em 2006 lançou disco “O Som da Madeira”, projeto que contou com o apoio da Unimed Teresópolis, com músicas de sua autoria que reverenciam o violão e a música brasileira, do choro à Bossa Nova.

Foi professor de violão da Casa de Cultura Adolfo Bloch, em Teresópolis, por oito anos, e do instituto Integrartes. Em 2016 lançou o disco “Interpretando”, que relê clássicos antigos do MPB. Recentemente representou a Música Brasileira no festival de verão em Montreal, Canadá, com grande êxito.

 

2021 - Associação Agroecológica de Teresópolis

Desenvolvimento: Otmiza + IntripADS