Hábitos alimentares saudáveis


Compartilhe:


HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS! Com hábitos alimentares saudáveis, você vai conseguir dormir e se movimentar melhor, terá uma melhor qualidade de vida, e provavelmente uma vida mais longa. Mas para mudar seus hábitos é preciso paciência, disciplina e empenho.

O primeiro passo é procurar um médico ou um nutricionista, assim você vai saber a melhor forma para realizar uma educação alimentar e quais os melhores alimentos para o seu organismo.

Se alimentar bem já é um ótimo começo para ter uma boa saúde. Mas não é só isso! Será preciso ter outros hábitos saudáveis em sua vida. Pratique atividades físicas, tenha um sono regulado, contato com a natureza, relaxe sempre que possível, passe um bom tempo com sua família e amigos, entre outras coisas.

Mas como estamos falando sobre alimentos, claro que precisamos falar de orgânicos, veja aqui os benefícios que os orgânicos fazem pra saúde. Vamos dar baixo 5 dicas do que fazer para começar a ter novos hábitos alimentares, de preferência com muitos produtos orgânicos em sua mesa…

1 – PARE DE VERDADE PRA COMER

Pare pra comer, sempre de forma tranquila. Nada de comer correndo ou em frente a TV, pois isso pode enganar seu cérebro e fazê-lo achar que precisa comer mais (desnecessariamente).

É importante comer devagar pois o contato mecânico dos alimentos com a mucosa do estômago estimula a produção de substâncias que têm efeito sobre a saciedade.

Se você faz uma refeição em 10 minutos, por exemplo, não dá tempo de informar o cérebro sobre a satisfação de ingerir os alimentos. Porém, se comer devagar, o organismo percebe a ingestão do alimento e controla o apetite e a sensação de saciedade.

2 – MASTIGUE BEM

O alimento precisa ser bem mastigado, até ser totalmente triturado, pois isso agiliza o processo digestivo e garante boa absorção dos nutrientes e um processo intestinal saudável. Assim, o estômago trabalha menos e os nutrientes são mais bem aproveitados.

3 – SEM LIQUIDOS NAS REFEIÇÕES

Claro que beber água é importante, pois todas as reações do corpo acontecem na presença de água, que é responsável pela desintoxicação do organismo.

Portanto, é muito importante ingerir bastante água diariamente, mas evite líquidos durante as refeições. Isso pode atrapalhar o processo digestivo e a absorção de nutrientes. O ideal é ingerir 30 min antes ou 1 hora depois.

4 – ELIMINE OS ALIMENTOS PROCESSADOS

Alimentos altamente industrializado fazem muito mal. Prefira alimentos naturais, como os orgânicos, hortaliças frescas e de preferência de produção local. Use de temperos naturais (como a cebola, alho, salsa, orégano, limão, ervas finas, etc)

5 – REFEIÇÕES COLORIDAS

Seu prato precisa conter uma variedade de alimentos de cada grupo alimentar. Os alimentos coloridos irão te dar a maioria dos nutrientes e vitaminas que seu organismo precisa.

Procure fazer refeições equilibradas, o que vai deixar seu prato “colorido”. Consuma alimentos ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, vitaminas, fibras e água. Aumente o consumo de frutas, legumes e verduras diariamente. Coma feijão com mais frequencia, pois é um alimento rico em ferro.

 

E ai, curtiu?
Comenta ai quais seus hábitos alimentares saudáveis!

Venha nos visitar em nossa FEIRA ORGÂNICA DE TERESÓPOLIS e compre produtos diretamente dos produtores.

2021 - Associação Agroecológica de Teresópolis

Desenvolvimento: Otmiza + IntripADS