O que são alimentos orgânicos


Você sabe o que são alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados apenas por um processo de produção totalmente sustentável, que não causem danos para o ecossistema local e para os consumidores. Essa  regra vale tanto para alimentos que são consumidos in natura ( frutas, verduras e legumes), quanto para produtos processados

Mais do que isso, a produção de um alimento orgânico precisa ser totalmente sustentável, precisa usar os recursos naturais de forma otimizada e ainda pensar em fatores socioeconômicos e ambientais. Focar no respeito da cultura local, garantir condições de trabalho para os produtores rurais, incentivar a agricultura familiar e respeita normas de distribuição e comercialização.

Para ser considerado um alimento orgânico não se pode aplicar pesticidas sintéticos, fertilizantes à base de petróleo, devem ser produzidos em solo puro sem agrotóxico e permanecer separados das plantações convencionais. Além disso, não pode ter qualquer modificação genética.

Logo, um alimento orgânico é muito mais do que simplesmente um alimento sem agrotóxico, na verdade é um alimento que teve uma preocupação sustentável em toda sua cadeia de produção.

Todo produtor de orgânicos precisa adotar práticas da agroecologia, que visam à preservação e o uso responsável do solo, da água e do ar, com o objetivo de reduzir a contaminação e desperdício dos recursos naturais. Além disso, existe todo uma preocupação socioeconômica, incentivar a agricultura familiar, proporcionar o pagamento de melhores preços aos agricultores, utilizar mão-de-obra em todo o sistema, proteção ambiental, melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e consumidores, além de toda a responsabilidade ambiental.

Como já falamos por aqui, os alimentos orgânicos trazem muitos benefícios para a saúde e para o meio ambiente, além de ser mais saboroso, nutritivo e durar mais tempo, em relação aos convencionais, quando conservado na geladeira. A agroecologia com foco nos orgânicos combina ciência, tradição e inovação para, além dos benefícios para o ecossistema, poder incentivar uma economia solidária, relações justas para o trabalhador rural e proporcionar qualidade de vida para todas as pessoas adeptas de alimentos orgânicos, sejam elas produtores,distribuidores ou consumidores.


SAIBA MAIS SOBRE A ASSOCIAÇÃO AGROECOLÓGICA DE TERESÓPOLIS

ENTRE PARA NOSSO GRUPO!
Curta nossa página no Facebook ORGÂNICOS PARA TODOS e fique por dentro das novidades de tudo o que acontece em nossas feiras!

 

2021 - Associação Agroecológica de Teresópolis

Desenvolvimento: Otmiza + IntripADS