Alimentos orgânicos e os benefícios para o meio ambiente


Orgânicos e os benefícios para o meio ambiente – Como já explicamos aqui no site, os alimentos orgânicos são aqueles cultivados apenas por um processo de produção totalmente sustentável, impactando positivamente na manutenção do meio ambiente, justamente por que não causam danos para o ecossistema local, já que não se pode aplicar pesticidas sintéticos, fertilizantes à base de petróleo e devem ser produzidos em solo puro e sem agrotóxico.

Isso, obviamente trás muitos benefícios para o meio ambiente, além claro dos benefícios para a saúde de quem os consomem e também para incentivar o crescimento da economia local e do desenvolvimento socioeconômico de uma região.

Podemos listar alguns dos benefícios para o meio ambiente ao se produzir orgânicos:

  • CONSERVAR O SOLO: a produção orgânica tem em um de seus objetivos, conservar a fertilidade do solo, praticando o rodízio de culturas e, claro, a adubação verde.
  • REDUZIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL: a agricultura convencional, normalmente polui o solo de cultivo com produtos químicos prejudiciais. Além disso, os agrotóxicos e fertilizantes químicos podem ser levados pela água da chuva e ventos para regiões vizinhas, prejudicando tanto o local de utilização, quanto outros locais distantes. Além disso, pode proteger a qualidade da água, pois os agrotóxicos  atravessam o solo e alcançam os lençóis d’água, poluindo rios e lagos.
  • BIODIVERSIDADE: a conservação do solo e a ausência de agrotóxicos ajudam bastante na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região que podem conviver em harmonia com o ambiente de produção limpo de produtos químicos, protegendo assim a vida animal e vegetal local.
  • EVITA A EROSÃO DO SOLO: Ao utilizar técnicas como a rotação de culturas, plantio consorciado e compostagem, o solo se mantém fértil e permanece produtivo a cada ciclo, sem causar erosão.
  • ECONOMIA DE ENERGIA: Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras. O cultivo orgânico dispensa os agrotóxicos e adubos químicos, a incorporação de matéria orgânica ao solo e o trato manual dos canteiros ajuda na economia da energia.
  • AJUDA A EVITAR O AQUECIMENTO GLOBAL: Em produções convencionais, quando o solo é tratado com substâncias químicas, há liberação de grande quantidade de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. Com a produção orgânica é possível ajudar para reduzir em cerca de 25% o aquecimento global, evitando a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Esses são apenas alguns dos pontos que o cultivo de produtos orgânicos, levando em consideração toda as técnicas da agroecologia e pensando sempre de forma sustentável para cultivar os alimentos, podem gerar ao meio ambiente. E claro que muitos outros benefícios podem ser levantados e mostra o por que cada vez mais a agricultura de orgânicos está crescendo e atraindo mais adeptos, não só de novos produtores, mas também de muitos consumidores que já entendem o quanto consumir orgânicos ajuda não só ao meio ambiente, mas também contribuem para uma economia local e familiar, além dos benefícios para a saúde.

 


SAIBA ONDE COMPRAR NOSSOS PRODUTOS ORGÂNICOS EM TERESÓPOLIS

A Feira orgânica

 

2021 - Associação Agroecológica de Teresópolis

Desenvolvimento: Otmiza + IntripADS